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Mídia, campanha eleitoral e comportamento político em São Paulo

Processo: 00/02990-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2000 - 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Vera Lucia Michalany Chaia
Beneficiário:Vera Lucia Michalany Chaia
Instituição-sede: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):02/12588-8 - A identidade malufista: a análise dos elementos que ambasam a proposta política de Paulo maluf através do estudo das eleições de 2000 em São Paulo, BP.MS
02/12622-1 - Eleições e televisão: análise do jornal SP-TV e dos programas do horário gratuito de propaganda eleitoral no segundo turno das eleições ao Governo do Estado de São Paulo em 2002, BP.MS
02/02334-9 - Mídia, campanha eleitoral e comportamento político em São Paulo, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 01/05886-0 - O impacto da televisão nos processos eleitorais: levantamento bibliográfico e identificação de parâmetros de análise, BP.IC
01/00405-3 - A dança dos números: o impacto das pesquisas eleitorais nas estratégias de comunicação do HGPE na eleição municipal de 2000 em São Paulo, BP.MS
00/14525-8 - Mídia, campanha eleitoral e comportamento político em São Paulo, BP.IC
00/12454-6 - Mídia, campanha eleitoral e comportamento político em São Paulo, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Eleições (processo político)  Campanha eleitoral  Partidos políticos  Voto 

Resumo

O projeto tem como objetivo acompanhar, num primeiro momento, as eleições municipais na cidade de São Paulo, no ano de 2000, e num segundo momento, as eleições estaduais, de 2002, no estado de São Paulo, analisando a relação entre a mídia e os processos políticos e eleitorais; percebendo como se dá a formação da agenda da mídia e da agenda pública nas campanhas eleitorais, a cobertura e o enquadramento das campanhas pela imprensa, as estratégias individuais e partidárias no uso da comunicação de massa, as inovações das campanhas eleitorais, o estudo dos telejornais e programas radiofônicos, o impacto da mídia no comportamento político e na decisão do voto. (AU)

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