Busca avançada
Ano de início
Entree

Características reprodutivas e reprodução induzida dos robalos centro pomus undecimalis block 1792 e Centropomus parallelus Poey, 1860, da região estuarino-lagunar de Cananéia (25 graus 01's;47 graus 57'w)

Processo: 95/04572-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 1996 - 31 de maio de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros Marinhos
Pesquisador responsável:Heloisa Maria Godinho
Beneficiário:Heloisa Maria Godinho
Instituição-sede: Instituto de Pesca. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes  Robalo  Reprodução induzida em peixes  Gônadas animal  Histologia animal  Ovário  Testículo 

Resumo

Será estudado o comportamento reprodutivo dos robalos C. parallelus e C. undecimalis através, do conhecimento das características macro e microscópicas dos ovários e dos testículos durante dois ciclos reprodutivos. Serão estabelecidos a escala de maturidade para machos e fêmeas, bem como o comprimento médio da primeira maturação, a época e o tipo de desova e a fecundidade de cada espécie. Serão analisadas a qualidade dos ovócitos e a do sêmen dos reprodutores que serão submetidos à indução da reprodução, em laboratório, com vários agentes indutores, e estimadas as taxas de eclosão e sobrevivência das larvas. (AU)