Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao de genes de leishmania que conferem resistencia a inibidores da sintese do ergosterol, utilizando tecnicas de transfeccao genica.

Processo: 95/09305-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 1996 - 31 de março de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Cotrim
Beneficiário:Paulo Cesar Cotrim
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania  Resistência a medicamentos  Itraconazol  Transfecção 

Resumo

Não se conhece os alvos moleculares de várias drogas de interesse para o tratamento da leishmaniose. Técnicas de transfecção usando vetores que amplificam o número de cópias do DNA estão sendo usados com sucesso para o isolamento de genes que conferem resistência a drogas em levedura e atualmente em Leishmania (Cotrim et al., manuscrito em preparação). Nesta abordagem populações de células transfectadas com DNA da genoteca são plaqueadas na presença da droga alvo em estudo e colônias contendo o lócus que confere resistência, que está amplificado, são isoladas e o DNA do cosmídio analisado. Estamos propondo aqui a identificação de loci relacionados com a resistência a dois dos inibidores da biosíntese do Ergosterol, cujos cosmídios foram isolados através desta metodologia. A identificação destes loci poderá gerar novas interpretações para os mecanismos de resistência a determinados drogas em Leishmania. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COELHO, A. C.; BEVERLEY, S. M.; COTRIM, P. C. Functional genetic identification of PRP1, an ABC transporter superfamily member conferring pentamidine resistance in Leishmania major. Molecular and Biochemical Parasitology, v. 130, n. 2, p. 83-90, ago. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.