Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo fitoquimico de plantas da familia meliaceae: uma contribuicao a quimiossistematica da familia e a ecologia na interacao meliaceae-hypsipyla.

Processo: 96/00239-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 1996 - 31 de julho de 1997
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
Beneficiário:Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cedrela  Fitoquímica  Meliaceae 

Resumo

No sistema de classificação de Harms os gêneros Cedrela e Toona constituem a subfamília Cedreloideae. Pennmgton e Styles em seu sistema incluem Cedreloideae em Swietenioideae. Os límonóides isolados de Cedrela, segundo dados recentes, são típicos de Swietenioideae. Contudo, em Toona os límonóides conservam características de Melioideae. Assim, do ponto de vista químico a conexão deste último à Swietenioideae é ainda discutível. Esta observação parece esclarecer a resistência de Toona e a não resistência de Cedrela à Hypsipyla grandella. Portanto, o presente projeto visa o estudo fitoquímico de espécies de Toona, Cedrela e do enxerto da 1a sobre a 2a e o bioensaio das substâncias isoladas contra H. grandella. Espera-se com os resultados esclarecer a posição taxonômica do gênero e contribuir no combate da praga do cedro, via inseticidas naturais, ou seja, com os próprios metabólitos de T. ciliata. (AU)