Busca avançada
Ano de início
Entree

Biotecnologias aplicadas a reprodução animal

Processo: 96/01379-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 1997 - 30 de junho de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Moreira Filho
Beneficiário:Carlos Alberto Moreira Filho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Técnica de amplificação ao acaso de DNA polimórfico  Bovinos  Antígeno H-Y 

Resumo

Este projeto temático centra-se na obtenção de marcadores moleculares para precocidade reprodutiva em bovinos da raça Nelore e no desenvolvimento de técnicas para a seleção do sexo em bovinos. Os marcadores, inicialmente do tipo RAPD servirão para acelerar os programas de melhoramento. Outro objetivo é aperfeiçoar a identificação do sexo de embriões (onde já estabelecemos técnicas não-invasivas) e estabelecer uma metodologia eficaz para separar espermatozóides portadores do cromossomo X e Y. Estas técnicas de sexagem ampliam o ganho genético em um programa de seleção adequado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMALHO, MARINEY FLÁVIA PEREIRA DI-TANNO; GARCIA, J. M.; ESPER, CESAR ROBERTO; VANTINI, R.; ALVES, B. C. A.; ALMEIDA JR, I. L.; LIMA, V. F. M. HOSSEPIAN DE; MOREIRA-FILHO, C. A. Sexing of murine and bovine embryos by developmental arrest induced by high-titer H-Y antisera. Theriogenology, v. 62, n. 9, p. 1569-1576, Dec. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.