Auxílio à pesquisa 96/01394-5 - Consciência fonológica, Leitura - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacoes entre leitura, ditado, manipulacoes fonemica e silabica, e outras medidas psicometricas em escolares de pre-escola a quarta serie: efeitos de lexicalidade, regularidade, e frequencia do item...

Processo: 96/01394-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Fernando Cesar Capovilla
Beneficiário:Fernando Cesar Capovilla
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Consciência fonológica  Leitura  Psicolinguística  Alfabetização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Consciencia Fonemica | Consciencia Fonologica | Leitura | Psicolinguistica

Resumo

Há fortes evidências da relação entre consciência fonológica e leitura, e da contribuição do treino em consciência fonológica para otimizar o processo de alfabetização. No Brasil carecemos de instrumentos para analisar sistematicamente como se dá esta relação na língua portuguesa. Este projeto busca explorar o potencial de três novos instrumentos que desenvolvemos: uma prova de manipulação silábica, uma de manipulação fonêmica, e um software que mede em tempo real parâmetros de emissão vocálica durante leitura em voz alta (latência, duração total, duração relativa de intervalos segmentares). Serão avaliados os efeitos das características psicolingüísticas dos itens (regularidade, lexicalidade, comprimento, freqüência de ocorrência na língua, etc.) sobre o desempenho nos três instrumentos por escolares de pré-escola até 4ª série. Serão também avaliadas as correlações entre os desempenhos nos três instrumentos. Na lista de palavras de pinheiro (1994) e em testes psicométricos convencionais e computadorizados por nós. Finalmente, será feito um trabalho preliminar de estandardização das diversas provas para permitir seu uso em pesquisa educacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)