Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia, fisiologia, patologia, taxonomia dos basidiomicetos, principalmente ferrugens (uredinales), carvoes(ustilaginales) e organizacao do herbario uredinologico.

Processo: 96/02587-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 1996 - 30 de junho de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Mario Barreto Figueiredo
Beneficiário:Mario Barreto Figueiredo
Instituição-sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ustilaginales 

Resumo

Trata-se de um projeto em continuação e propõe-se a prosseguir os estudos sobre os basidiomicetos com ênfase nas ferrugens (Uredinales). Inclui pesquisas sobre a biologia, taxonomia, fisiologia e desenvolvimento de culturas axênicas de várias ferrugens. Serão realizados levantamentos de populações de ferrugens e filogenia para o que serão utilizados modelos biológicos existentes na Micota Uredinológica Neotrópica. Outros objetivos são dar início a estudos sobre as Ustilaginales (Carvões) e prosseguir com a organização e informatização do Herbário Micológico que se tornou o maior herbário micológico da América Latina com cerca de 11.000 espécimes. Serão ainda, incluídos estudos sobre as ferrugens de importância econômica, para o país, outros basidiomicetos fitopatogênicos e doenças do Cogumelo Comestível (Agaricus bisporus). (AU)