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Trabalho e formação profissional no campo da cultura: professores, músicos e bailarinos

Processo: 03/04023-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de agosto de 2003 - 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Beneficiário:Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Aparecida Neri de Souza
Bolsa(s) vinculada(s):06/61739-0 - Modernização e formação: projetos e educação profissional na escola técnica federal do Paraná entre as décadas de 30 e 60, BP.DR
06/59166-1 - Dança, formação e mercado de trabalho, BP.MS
06/59165-5 - Trabalho e formação profissional de professores de sociologia em Campinas, BP.MS
+ mais bolsas vinculadas 06/61192-0 - Trabalho e formação profissional no campo da cultura: professores, músico e bailarinos, BP.TT
06/58280-5 - Relações de trabalho em música: o contraponto da harmonia, BP.DR
05/60442-0 - Trabalho e formação profissional no campo da cultura: professores, músicos e bailarinos, BP.TT
05/58233-4 - Trabalho e formação profissional no campo da cultura: professores, músicos e bailarinos, BP.TT
04/15480-9 - Professores de escola técnica: diferenciações sociais, BP.IC
03/03468-1 - Músicos de orquestra: um estudo sobre a educação e trabalho no campo da artes, BP.MS
03/08379-7 - Trabalho e formação profissional na dança, BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Cultura (sociologia)  Artes do espetáculo  Políticas públicas  Mercado de trabalho  Organização do trabalho  Desemprego  Professores  Músicos  Bailarinos 

Resumo

O objetivo geral deste projeto é analisar as mudanças nas formas de regulação e racionalização do trabalho em Artes e Espetáculos (músicos e bailarinos) e em Educação (professores). Trata-se de um conjunto de profissões selecionadas no campo da cultura, com o intuito de melhor compreender as mudanças em curso no mercado de trabalho, nas últimas décadas, as quais expressam relativa subordinação às leis de uma economia que pretende maior eficácia e competitividade. Para tanto, metodologicamente, privilegiará a análise comparativa internacional entre políticas públicas, mercado e organização do trabalho, observados tanto no Brasil como na França. Objetiva-se evidenciar similitudes nas características comuns e as singularidades observadas, em Países com trajetórias históricas diferenciadas, informando aspectos universais do fenômeno social, como o apelo generalizado à educação e à formação profissional para realizar e levar a bom termo estas mudanças. As relações sociais de sexo serão analisadas com o objetivo de compreender separações e hierarquias, ampliando a análise sobre a formação, mercado e relações de trabalho. Inicialmente, nos dois primeiros anos, serão analisadas as formas que assumem o trabalho estável (ou relativamente), assalariado, com direitos vinculados ao trabalho. Trata-se, por um lado, de músicos de orquestra, bem como bailarinos nos corpos de baile (balé clássico ou contemporâneo), que compõem os corpos estáveis em teatros subsidiados com recursos públicos; e por outro lado, de professores que trabalham em escolas de ensino médio e da educação profissional. Privilegiar os teatros subvencionados e escolas mantidas pelo Estado justifica-se por que representam instituições que possibilitam o mais elevado grau de direitos vinculados ao trabalho, no heterogêneo mundo da área cultural. No terceiro e quarto anos de pesquisa serão enfocadas, nos mesmos Países e instituições, as formas autônomas, precárias, remplançants (substitutos), intermitentes, sub-contratadas, de trabalho. Aspectos relativos ao não-trabalho, desemprego, serão enfocados em todas as etapas da pesquisa. (AU)