Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade, estrutura das comunidades e processos ecológicos na zona de ecótono rio/lago: um estudo na região de desembocadura do rio Paranapanema na represa de Jurumirim

Processo: 97/04999-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 1998 - 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Raoul Henry
Beneficiário:Raoul Henry
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Fausto Foresti
Bolsa(s) vinculada(s):99/08748-5 - Flutuações mensais da comunidade zooplanctônica e dinâmica das populações de Cladocera em três lagoas marginais, na região de transição Rio Paranapanema - Represa de Jurumirim - SP, BP.DR
98/10752-8 - Espectro alimentar e variações ontogenéticas do sistema digestivo de Cheirodon stenodon (Characiformes, Cheirodontinae), na zona de transição do Rio Paranapanema com o Reservatório de Jurumirim, SP, BP.DR
Assunto(s):Ecossistemas aquáticos  Peixes  Peixes exóticos  Plantas aquáticas  Rios  Rio Paranapanema 

Resumo

A região de desembocadura de um rio num reservatório constitui um ecótono. Esta unidade ecológica constitui uma zona de transição entre dois ecossistemas adjacentes e apresenta características peculiares que diferenciam ambientes limítrofes. No seu estudo, os componentes estruturais e funcionais devem ser bem discriminados. Os ecótonos apresentam morfologia e anatomia distintas; caracterizam-se por apresentar uma composição (riqueza específica e diversidade) e uma dinâmica bem determinadas. Na zona de ecótonorio/reservatório, dois tipos de ecótonos podem ser diferenciados: os ecótonos longitudinais e os ecótonos laterais. Os primeiros constituem a zona de redução da velocidade da corrente e deposição de material transportado enquanto os segundos podem tratar sejam de sistemas ripárias e/ou verdadeiras planícies de inundação, quanto a topografia é favorável e os pulsos hidrológicos funcionam como sistema de alagamento desses ambientes laterais. Este projeto pretende, na região de desembocadura do Rio Paranapanema na Represa de Jurumirim, descrever: a) a estrutura da região de ecótonos (laterais e longitudinais) e em particular mostrar o seu grau de sinuosidade e a sua resolução (com ênfase nas macrófitas); b) a dinâmica temporal eventual das alterações da morfologia desta zona de transição; c) o papel funcional desta região em termos de agente "filtrador", "armazenador" e/ou exportador de matéria orgânica e elementos; d) a diversidade biológica (macrófitas e fauna associada, plâncton e peixes), suas possíveis modificações a nível temporal (sazonal) e associações com fatores abióticos; e) a dinâmica do processo de decomposição de plantas aquáticas, o papel dos invertebrados e a liberação de nutrientes no sistema aquático; f) o hábito alimentar das espécies (grupos) de peixes mais abundantes ou importantes para a pesca na região, visando o estabelecimento da estrutura trófica; g) o possível grau de disseminação de espécies exóticas ou transferidas de outras bacias hidrográficas e o seu impacto e "adaptação" nestes ecótonos; h) a identificação citogenética de algumas espécies da Ordem Characiformes, Siluriformes e Perciformes, visando avaliar a biodiversidade genética desta comunidade de peixes; i) as características cariotípicas de algumas espécies de peixes da família Anastomideos, com o objetivo de contribuir para a elucidação de sua taxonomia e sistemática e também, avaliar possíveis diferenças intrapopulacionais na espécie Prochilodus scrofa. (AU)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARA LUCIA RODRIGUES COSTA; RAOUL HENRY. Phosphorus, nitrogen, and carbon contents of macrophytes in lakes lateral to a tropical river (Paranapanema River, São Paulo, Brazil). Acta Limnol. Bras., v. 22, n. 2, p. 122-132, Jun. 2010.
CAGLIERANI CASANOVA, SILVIA MARIA; PANARELLI, ELIANA APARECIDA; HENRY, RAOUL. Rotifer abundance, biomass, and secondary production after the recovery of hydrologic connectivity between a river and two marginal lakes (Sao Paulo, Brazil). LIMNOLOGICA, v. 39, n. 4, p. 292-301, DEC 2009. Citações Web of Science: 16.
NADAI, R.; HENRY, R. Temporary fragmentation of a marginal lake and its effects on zooplankton community structure and organization. Brazilian Journal of Biology, v. 69, n. 3, p. 819-835, AUG 2009. Citações Web of Science: 7.
RAOUL HENRY; ÉRIKA USHINOHAMA; ROSA M.R. FERREIRA. Fitoplâncton em três lagoas marginais ao Rio Paranapanema e em sua desembocadura no Reservatório de Jurumirim (São Paulo, Brasil) durante um período prolongado de seca. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 29, n. 3, p. 399-414, Set. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.