Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos perinatais da administracao de senna occidentalis em coelhos avaliacao biologica e determinacao quimica do principio ativo toxico.

Processo: 96/05871-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 1996 - 30 de novembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Silvana Lima Gorniak
Beneficiário:Silvana Lima Gorniak
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fedegoso  Coelhos  Intoxicação 

Resumo

A Senna occidentalis (S.o.), também conhecida como fedegoso, é uma planta tóxica contaminante de rações animais, devido ao crescimento e coleta de suas sementes junto às plantações de milho, sorgo, etc. Os sintomas descritos nos animais que ingerem a planta são: tremores musculares, diarréias, incoordenação motora e morte, em conseqüência a degeneração da musculatura esquelética e cardíaca. Dando continuidade aos trabalhos realizados por nosso grupo de pesquisa, com relação aos efeitos tóxicos da S.o. em aves, temos como objetivo avaliar os efeitos perinatais da administração de suas sementes e folhas em coelhos, principalmente àqueles relacionados à passagem transplacentária do princípio tóxico, assim como sua veiculação no leite. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)