Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo citoquimico para deteccao de fosfatase acida na decidua antimesometrial de camundonga, submetida a jejum agudo, no periodo de involucao decidual.

Processo: 96/07434-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 1996 - 31 de dezembro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Sima Godosevicius Katz
Beneficiário:Sima Godosevicius Katz
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microscopia eletrônica  Decídua  Prenhez  Jejum  Colágeno 

Resumo

Neste estudo nos propomos a detectar a atividade enzimática na decídua antimesometrial de camundongos submetidas a jejum agudo no 9o, 10° e 11° dias de prenhes. Estudos da ultra-estrutura das células deciduais de animais prenhes submetidos a jejum agudo (24 h) no 9°, 10° e 11° dias de prenhes (Katz, 1987b) ou submetidos às 24h de restrição alimentar de 25% e 50% da dieta v normal (Spadacci Morena & Katz, 1991) indicaram a presença, nas células deciduais, de grande número de vacúolos intracitoplasmáticos contendo fibrilas colágenas imersas em material eletron-lucido finamente granular. Na matriz extracelular, comparativamente às observações em animais alimentados, notamos um aumento na quantidade de fibrilas colágenas espessas imersas na matriz e também a presença de agregados filamentosos (Spadacci Morena e Katz, 1993), possivelmente decorrentes da degradação de fibrilas colágenas. Estas observações suscitaram novas indagações, dentre elas: a) os vacúolos contendo colágeno seriam vacúolos fagocíticos? b) o aumento de fibrilas colágenas na matriz extracelular seria resultado de quebra ou síntese de novas fibrilas? Desse modo, acreditamos que uma pesquisa sobre a atividade enzimática na decídua antimesometrial de camundongos submetidas a jejum poderia abrir caminhos para alguns esclarecimentos. (AU)