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O papel do conto de fadas na constituição da linguagem - uma proposta de atuação fonoaudiológica em grupo

Processo: 96/10263-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 1997 - 31 de março de 1998
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ivone Panhoca
Beneficiário:Ivone Panhoca
Instituição-sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Narrativa oral  Literatura infantojuvenil  Conto de fadas  Linguagem 

Resumo

Nesse trabalho a linguagem é enfocada pela ótica da abordagem histórico-cultural proposta por Vygotsky (1987 e 1988). sendo assim, ela ocupa papel central no desenvolvimento humano, pois é na/pela/sobre a linguagem que se torna possível significar o mundo, as ações, as pessoas e é partindo dessas significações que podemos construir sempre novos conhecimentos. É na linguagem que as interações humanas se dão em sua maior amplitude. É nela que são negociadas as questões mais fundamentais. No entanto, na sociedade moderna há pouco espaço para aqueles que estão, por alguma razão, privados da linguagem. As alterações de linguagem, principalmente aquelas que envolvem a linguagem verbal, seja em sua modalidade oral ou escrita, são vistas como sérios problemas às relações sociais. Para que tais problemas sejam superados e minimizados e para que as interações sociais sejam satisfatórias faz-se necessário o trabalho terapêutico fonoaudiológico. O objetivo deste projeto é compreender de que maneira os contos de fadas colaboram para o desenvolvimento de linguagem dos sujeitos que buscam ajuda nos processos terapêuticos-fonoaudiológicos organizados em grupos. Metodologicamente o trabalho se norteará pela linha naturalista-observacional. No período de março a novembro de 1997, semanalmente, em sessões de uma hora e meia, será video-gravado um grupo terapêutico composto por 5 crianças, com idades entre 4 e 8 anos, pacientes da Clínica de Fonoaudiologia da PUCCAMP. Os dados serão transcritos e analisados segundo o referencial teórico adotado. (AU)