Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de qualidade do solo em sistema de produção de grãos

Processo: 96/12848-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 1997 - 31 de maio de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Sidney Rosa Vieira
Beneficiário:Sidney Rosa Vieira
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades do solo  Qualidade do solo  Recuperação do solo  Adubação  Adubo verde  Geoestatística 

Resumo

O presente projeto visa a estudar a variabilidade de propriedades do solo, dos componentes da produção de grãos, e o efeito da sucessão de culturas e da adubação verde nas qualidades físicas e químicas do solo, com o tempo em plantio direto, em três ambientes no Estado de São Paulo. O projeto constitui-se de experimentos, sendo 3 de sucessão de culturas(milho, soja, algodão, aveia branca, aveia preta, trigo, tremoço e crotalária juncea) em plantio direto utilizando ferramentas da geostatística para análise da variabilidade espacial e 3 de milho e adubação verde, em latossolo roxo distrófico no Centro Experimental de Campinas, em podzólico vermelho-amarelo abrupto na Estação Experimental de Pindorama e em latossolo vermelho-amarelo na Estação Experimental de Votuporanga. Os experimentos de variabilidade serão localizados em áreas de aproximadamente 1 hectare, com parcelas dispostas em reticulado quadrado de 10 m por 10 m, constando de 81, 92 e 110 pontos, respectivamente, nos 3 locais anteriormente referidos. As culturas são plantadas em sucessão de gramíneas e leguminosas, em plantio direto. Os experimentos de milho e adubação verde estão instalados em 10 parcelas, nas quais são aplicados os tratamentos, constando de 4 adubos verdes de verão plantados nas parcelas que recebem milho "safrinha", 4 adubos verdes de inverno plantados nas parcelas que recebem milho de verão, e uma parcela com milho contínuo. As amostragens e medições de propriedades físicas e químicas serão efetuadas a cada dois anos em cada um dos experimentos, após a colheita das culturas de verão. O rendimento das culturas será amostrado em áreas de 2 m por 2,5 m. Os dados serão analisados usando a geoestatística, com análise de semivariogramas, interpolação através de krigagem, elaboração de mapas tridimensionais, e análise de parâmetros de estatística descritiva, como médias, coeficientes de variação, simetria e curtose. A análise conjunta dos semivariogramas e mapas obtidos através de valores estimados pela krigagem permitirá avaliar o efeito da adubação verde adotada, na qualidade do solo e na produção das culturas. A análise conjunta dos mapas permitirá, entre outras aplicações, decidir sobre o efeito da adubação verde na variabilidade espacial da produção das culturas. Poder-se-á também, comparar mapas para concluir sobre o efeito do estado de degradação do solo, avaliado através da permeabilidade do solo e da profundidade do horizonte C, na produção das culturas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIDNEY ROSA VIEIRA; ANTONIO PAZ GONZALEZ. Analysis of the spatial variability of crop yield and soil properties in small agricultural plots. Bragantia, v. 62, n. 1, p. 127-138, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.