Busca avançada
Ano de início
Entree

Vigilância a saúde de famílias com tuberculose: estratégias de intervenção

Processo: 03/08386-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de maio de 2004 - 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Tereza Cristina Scatena Villa
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Antonio Ruffino Netto
Bolsa(s) vinculada(s):05/55320-3 - Cobertura da estratégia dots nos municípios prioritários do Estado de São Paulo de 1998 a 2004, BP.IC
04/06499-8 - Itinerário terapêutico do doente de tuberculose em serviços de saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto - SP (2003), BP.MS
Assunto(s):Avaliação em enfermagem  Tuberculose 

Resumo

O projeto visa analisar e propor novas estratégias teóricas e operacionais para o Programa de Controle da Tuberculose (PCT) que envolvem a produção de conhecimentos em três vertentes: tecnologia de ação no domicílio / família, nos serviços de saúde e no espaço geográfico (abrangendo diferentes regiões do estado de São Paulo). Tem como objetivos: analisar as tecnologias de ação em nível do domicílio com enfoque no doente e na família, de forma a conhecer as suas necessidades e singularidades com a finalidade de propor estratégias de intervenção; analisar as tecnologias de ação no processo de atenção à saúde tendo como base os componentes do sistema de serviços de saúde: estrutura - processo - resultado (E-P-R); estabelecer a distribuição espacial da tuberculose (TB) no município de Ribeirão Preto (1998-2002). A opção metodológica articula as abordagens qualitativa e quantitativa, sendo estudos exploratórios, prospectivos e retrospectivos. Os dados primários serão coletados através de observação sistemática direta, questionários, entrevistas semi-estruturadas e, os dados secundários, através de registros do PCT e banco de dados (EPI-TB). A análise dos dados será subsidiada pela estatística descritiva (medidas de posição, variabilidade, proporções), assim como, relações entre as variáveis pertinentes à E-P-R dos serviços de saúde e técnica de análise de conteúdo - modalidade temática. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SASSAKI, CINTHIA MIDORI; SCATENA, LUCIA MARINA; CARDOZO GONZALES, ROXANA ISABEL; RUFFINO-NETTO, ANTONIO; HINO, PAULA; SCATENA VILLA, TEREZA CRISTINA. Predictors of favorable results in pulmonary tuberculosis treatment (Recife, Pernambuco, Brazil, 2001-2004). Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 2, p. 504-510, JUN 2010. Citações Web of Science: 3.
TEREZA CRISTINA SCATENA VILLA; ELISANGELA GISELE DE ASSIS; MAYRA FERNANDA OLIVEIRA; RICARDO ALEXANDRE ARCÊNCIO; ROXANA ISABEL CARDOZO GONZALES; PEDRO FREDEMIR PALHA. Cobertura do tratamento diretamente observado (DOTS) da Tuberculose no Estado de São Paulo (1998 a 2004). Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 42, n. 1, p. 98-104, Mar. 2008.
CARDOZO GONZÁLES, ROXANA ISABEL; MONROE, ALINE APARECIDA; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE; OLIVEIRA, MAYRA FERNANDA DE; RUFFINO NETTO, ANTONIO; VILLA, TEREZA CRISTINA SCATENA. Indicadores de desempenho do DOT no domicílio para o controle da tuberculose em município de grande porte, SP, Brasil. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 16, n. 1, p. 95-100, 2008.
MUNIZ, JORDANA NOGUEIRA; RUFFINO-NETTO, ANTONIO; VILLA, TEREZA CRISTINA SCATENA; YAMAMURA, MELLINA; ARCENCIO, RICARDO; CARDOZO-GONZALES, ROXANA ISABEL. Aspectos epidemiológicos da co-infecção tuberculose e vírus da imunodeficiência humana em Ribeirão Preto (SP), de 1998 a 2003. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 32, n. 6, p. 529-534, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.