Busca avançada
Ano de início
Entree

Avalição tridimensional em imagens de ressonância magnética da morfofisiologia das ATMs, do osso esfenoide e da região posterior da nasomaxilia em adolescentes tratados com o regulador funcional..

Processo: 97/01388-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 1997 - 31 de maio de 1999
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Henrique Manoel Lederman
Beneficiário:Henrique Manoel Lederman
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ortopedia 

Resumo

A aplicabilidade dos aparelhos funcionais no tratamento das maloclusões de Classe II com retrognatismo mandibular é objeto de extensas avaliações, em análises cefalométricas e análises faciais subjetivas.Em contrapartida, quando o enfoque dessa terapêutica é a observação da capacidade de adaptação das estruturas que compõem a articulação temporomandibular e uma avaliação tridimensional do desenvolvimento do complexo craniofacial, os métodos de avaliação convencionais por radiografias apresentam limitações que não nos permitem a compreensão dos mecanismos fisiológicos e patológicos das disfunções temporomandibulares, nem a compreensão dos. processos biológicos envolvidos na terapêutica ortopédica na fase do surto de crescimento. As imagens obtidas através de ressonância magnética apresentam como desvantagem o seu alto custo, o que impede seu emprego como rotina na prática da clínica ortodôntica. Mas a importância e a significância deste projeto de pesquisa integrado baseiam-se nos achados dos estudos epidemiológicos de HELKIMO16 e outros9,33, que satisfazem uma correta metodologia de avaliação epidemiológica,nos quais observamos que 28-88% de adolescentes e adultos apresentam sinais clinicamente detectáveis de disfunção mandibular, no crescente número de pacientes que procuram tratamento ortodôntico-ortopédico, e principalmente na necessidade de métodos de avaliação que possibilitem a compreensão da fisiopatologia das disfunções temporomandibulares e processos da morfogênese craniofacial envolvidos nas terapias ortodônticas. São objetivos desse estudo, portanto ,ao avaliar em imagens de Ressonância Magnética os efeitos da terapêutica ortopédica com o Regulador Funcional de Frankel: 1- verificar quais as alterações funcionais da relação côndilo/disco/fossa nas ATMs, e 2- estabelecer um conceito de avaliação tridimensional verificando alterações na configuração do osso esfenóide e da região posterior da nasomaxila, em adolescentes com má-oclusão de Classe II e Retrognatismo Mandibular na fase de surto de crescimento puberal. (AU)