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Reciclagem energética de pneus descartados através de reator de leito fluidizado: uma contribuição para a questão ambiental

Processo: 97/02312-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 1997 - 31 de março de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Mariotoni
Beneficiário:Carlos Alberto Mariotoni
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):98/05452-5 - Reciclagem energética de pneus automotivos através de reator de leito fluidizado: uma proposta para a questão ambiental, BP.TT
Assunto(s):Planejamento ambiental  Reatores de leito fluidificado 

Resumo

Um dos maiores problemas da atualidade são a degradação do meio ambiente e a queda da qualidade de vida nas grandes cidades, efeitos da crescente industrialização e do aumento populacional a que estas estão submetidas. Como resultado temos a geração excessiva de resíduos e substâncias poluentes em quantidades muito superiores à capacidade de assimilação do meio ambiente. Entre os resíduos de maior preocupação estão alguns plásticos e borrachas, que devido à sua composição, permanecem intactos nos aterros por longos períodos de tempo sem que haja sensível degradação. O exemplo mais significativo destes resíduos é o caso dos pneus automotivos, uma vez que hoje cerca de 60% da borracha produzida é utilizada na confecção destes produtos1. Por outro lado a preocupação com o planejamento energético também vem se intensificando nos últimos anos, fruto de uma tomada de consciência mundial a respeito da fragilidade das fontes energéticas esgotáveis. A necessidade de preservação dessas fontes nos leva a buscar soluções alternativas de obtenção de energia tais como o reaproveitamento de resíduos sólidos. Entre estes resíduos também podemos destacar o caso dos pneus usados que possuem elevado potencial energético, geralmente não aproveitado. Procurando contribuir para a solução destes dois problemas apresentamos uma proposta de desenvolvimento de um reator visando a utilização de pneus usados para a obtenção de óleo combustível através de sua pirólise. O estudo de viabilidade de utilização deste processo deve basear-se no custo dos sub-processos envolvidos comparados ao custo da disposição em aterros, mais freqüentemente empregada. Já sua eficiência poderá ser avaliada através da caracterização do óleo obtido e da eliminação de seus subprodutos nocivos, tratando-os adequadamente ou mesmo reutilizando-os como insumos de outros processos. (AU)