Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações osteo-metabolicas no lúpus eritematoso sistêmico (LES) em atividade e sua correlação com as citoquinas circulantes, interleucinas 1(IL-1), 6(IL-6), fator de necrose tumoral (TNF) e receptor solúvel da IL-6 (sIL-6R) circulantes

Processo: 97/02856-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 1997 - 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marise Lazaretti Castro
Beneficiário:Marise Lazaretti Castro
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Lúpus eritematoso sistêmico 

Resumo

O LES é uma doença multisistêmica que afeta predominantemente mulheres jovens e vem apresentando um aumento da sobrevida acompanhado por um aumento da morbidade. Alterações do metabolismo ósseo contribuem para esta morbidade, contudo atualmente não dispomos de estudos que definam a doença óssea e sua etiologia. Neste projeto nos propomos a pesquisar a presença de alterações ósteo-metabólicas em pacientes com LES, mais especificamente o estudo de marcadores bioquímicos de "turnover" ósseo e densitometria mineral óssea, correlacionando as possíveis alterações à atividade da doença lúpica. Dosagens séricas de citoquinas sabidamente conhecidas por alterarem o metabolismo ósseo serão realizadas. As dosagens séricas serão comparados com os grupos controle e entre as pacientes lúpicas durante uma fase de piora da atividade da doença e fora da fase mais ativa ou na remissão. O melhor conhecimento dos aspectos fisiopatológicos do metabolismo ósteo-mineral ajudarão no melhor tratamento das pacientes lúpicas e na prevenção da doença óssea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pesquisadora defende suplementação com vitamina D para idosos 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORBA, V. Z. C.; VIEIRA, J. G. H.; KASAMATSU, T.; RADOMINSKI, S. C.; SATO, E. I.; LAZARETTI-CASTRO, M. Vitamin D deficiency in patients with active systemic lupus erythematosus. OSTEOPOROSIS INTERNATIONAL, v. 20, n. 3, p. 427-433, MAR 2009. Citações Web of Science: 114.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.