Busca avançada
Ano de início
Entree

Padronizacao de um sistema vesicular sintetico, utilizando lipossomos, para incorporacao da fosfatase alcalina obtida de placas osseas de rato.

Processo: 97/03402-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 1997 - 31 de maio de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Pietro Ciancaglini
Beneficiário:Pietro Ciancaglini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Lipossomos  Fosfatase alcalina  Lipídeos 

Resumo

A fosfatase alcalina que aparece associada ao processo de mineralização ectópica, induzida por pó de osso desmineralizado, é uma enzima presa à membrana por meio de uma âncora de fosfatidilinositol. Este parece ser sistema adequado para se estudar o tipo de interação que ocorre entre a enzima e a membrana e o envolvimento de ambos durante o processo de mineralização. Para alcançar tal objetivo a fosfatase alcalina solubilizada com Polioxietileno 9-lauril éter 1% (p/v) será incorporada a lipossomos com diferentes composições de lipídeos (tentando mimetizar a membrana original das vesículas da matriz, organelas responsáveis pelo início do processo de mineralização). Desta forma, a padronização de um sistema reconstituído da fosfatase alcalina, ancorada apropriadamente a uma bicamada lipídica, poderá trazer importantes esclarecimentos a respeito do papel dos lipídeos nas diferentes atividades da enzima. Além disso, este estudo será um passo importante para abordar em uma próxima etapa, o processo de mineralização biológica in vitro, que poderá contribuir significativamente tanto para a compreensão do papel da enzima, quanto dos lipídeos, neste processo. (AU)