Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura da crosta e manto superior no Sudeste do Brasil

Processo: 97/03640-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 1997 - 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Marcelo Sousa de Assumpção
Beneficiário:Marcelo Sousa de Assumpção
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tomografia  Litosfera  Sismologia 

Resumo

O "Brazilian Lithospheric Seismic Project" (BLSP) operou várias estações sismografias no sudeste do Brasil, desde 1992, para estudar a estrutura da crosta e manto superior em São Paulo e sul de Minas Gerais, cobrindo parte da bacia do Paraná, a parte sul do cráton do São Francisco e as faixas de dobra-mentos adjacentes Brasília e Ribeira. Várias linhas de pesquisa têm sido realizadas: tomografia do manto superior com ondas P e S, dispersão de ondas de superfície para estrutura da litosfera e astenosfera, anisotropia do manto superior, e função do receptor para estudar estrutura da crosta. Neste Auxílio à Pesquisa planeja-se estender os estudos de estrutura da crosta e manto superior para cobrir as Serras da Mantiqueira e do Mar (MG e SP), e o Arco de Ponta Grossa (PR). Solicita-se apoio para compra de duas estações de banda-larga para complementar as cinco já existentes no IAG-USP, e apoio para trabalho de campo de instalação e operação de estações temporárias em 10 novos locais, por seis meses cada uma. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSUMPÇAO‚ M.; SCHIMMEL‚ M.; ESCALANTE‚ C.; ROBERTO BARBOSA‚ J.; ROCHA‚ M.; BARROS‚ L.V. Intraplate seismicity in SE Brazil: stress concentration in lithospheric thin spots. Geophysical Journal International, v. 159, n. 1, p. 390-399, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.