Auxílio à pesquisa 97/05493-0 - DNA mitocondrial, Hibridização in situ - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos evolutivos em vertebrados: analises citogeneticas, moleculares e morfologicas. ii. banco de celulas de mamiferos e lacertilios.

Processo: 97/05493-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Yatiyo Yonenaga-Yassuda
Beneficiário:Yatiyo Yonenaga-Yassuda
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):DNA mitocondrial  Hibridização in situ  Evolução cromossômica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citogenetica De Vertebrados | Dna Mitocondrial | Evolucao Cromossomica | Hibridacao In Situ

Resumo

Este projeto apresenta uma abrangência multidisciplinar visando o estudo da fauna brasileira de roedores, marsupiais, lagartos e anfíbios aos níveis citogenéticos, moleculares e morfológicos. Dentro do nosso grupo, a caracterização cromossômica tem sido baseada em análises citogenéticas convencionais, além da utilização de técnicas modernas como hibridação in situ com sondas teloméricas e ribossômicas, e pintura de cromossomos com sondas espécies-específicas gerados a partir de micro dissecção. Neste sentido, temos levantado vários problemas de evolução cromossômica em vários grupos afins. Na área de citogenética de lagartos, a boa caracterização dos cromossomos tem contribuído no entendimento da variabilidade cariotipica em alguns grupos, podendo-se inclusive inferir alguns aspectos do processo evolutivo. Análises morfológicas em espécies do gênero do roedor Akodon estão definindo as variáveis relevantes na discriminação de espécies. O estudo do polimorfismo cromossômico em A. cursor vem contribuir no entendimento das diferentes freqüências dos rearranjos cromossômicos ao longo dá sua distribuição geográfica. Aliado aos dados citogenéticos e morfológicos, pretende-se realizar estudos de seqüenciamento de DNA em alguns grupos de interesse que, numa análise conjunta, permitirão estabelecer inferências filogenéticas mais conclusivas. O grupo tem participado do levantamento e caracterização faunístico-ecológica principalmente da região de Floresta Amazônica do Estado do Mato Grosso, que tem evidenciado algumas espécies novas de roedores e caracterizado pela primeira vez espécies de marsupiais, lagartos e anfíbios dessa região. Mantemos nesse projeto, um Banco de Células de Mamíferos e Lacertílios, o que tem garantido um estoque de células decorrentes de culturas primárias de fibroblastos e tecidos de diferentes espécies para estudos citogenéticos e de DNA, o que constitui um material precioso para estudos da nossa biodiversidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)