Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sistemático multidisciplinar da superfamília Loricarioidea (Teleostei, Siluriformes)

Resumo

A superfamília Loricarioidea é o maior grupo monofilético de Siluriformes da região Neotropical, atualmente incluindo seis famílias: Nematogledae (1 sp.), Trichomycteridae (ca.200 spp.), Callichthydae (ca. 170 spp.), Scoloplacidae (4 spp.), Astroblepidae (ca. 40 spp) e Loricariidae (ca. 600 spp.). Dentro destes grupos estão os três maiores gêneros de Siluriformes: Hypostomus, Corydoras e Trichom. vcterus e um grande número de espécies de interesse econômico, principalmente como espécies ornamentais. As hipóteses sobre as relações entre e dentro das famílias são atualmente baseadas exclusivamente em caracteres morfológicos, sendo relativamente exíguas as evidências para partes importantes dos cladogramas. O presente projeto pretende estudar a filogenia de Loricarioidea em uma base integrada de caracteres, fornecendo um arcabouço filogenético sólido e de amplo significado biológico. Para tal, serão realizados estudos comparativos e taxonomicamente abrangentes de quatro conjuntos de caracteres de natureza e bases biológicas distintas: morfologia, seqüências de DNA, cariótipos e ultraestrutura de espermatozóides. Os dados obtidos serão analisados segundo a metodologia mais apropriada para cada conjunto compartimentalizado de caracteres. Posteriormente, todos os dados serão combinados em uma única matriz, com o intuito de se determinar a hipótese globalmente mais parcimoniosa. A comparação entre as análises combinada e compartimentalizadas deverá revelar a existência ou não de regiões da filogenia em que determinadas classes de caracteres são mais ou menos informativas. As seqüências de DNA servirão ainda de base para estimativas de datação da ocorrência de eventos cladogenéticos. Pretende-se com isso correlacionar episódios de diversificação entre os Loricarioidea com vários eventos geológicos de grande escala conhecidos para a região Neotropical. Um das questões a serem respondidas será se a diferenciação do grupo é simultânea ou não com a fragmentação de Gondwana. Fósseis de Loricarioidea conhecidos e datados, com posição filogenética relativamente bem determinada, servirão como teste independente da datação por relógio molecular. Os resultados finais atingidos com esse estudo servirão de base para estudos evolutivos de cunho amplo em Loricarioidea, permitindo uma avaliação dos possíveis fatores determinantes da extraordinária radiação adaptativa encontrada em alguns gêneros das famílias Callichthyidae, Trichomycteridae e Loricariidae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAKAKO, ADRIANA KAZUE; OLIVEIRA, CLAUDIO; OYAKAWA, OSVALDO TAKESHI. Revision of the genus Pseudotocinclus (Siluriformes: Loricariidae: Hypoptopomatinae), with descriptions of two new species. Neotropical Ichthyology, v. 3, n. 4, p. 499-508, . (00/04300-9, 01/11175-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.