Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificação e caracterização bioquímica de xilanase termoestável da linhagem alcalofílica bacillus sp 77-2

Processo: 97/07095-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 1997 - 31 de março de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Roberto da Silva
Beneficiário:Roberto da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Endo-1,4-beta-xilanases  Purificação  Xilose 

Resumo

A completa degradação de compostos lignocelulósicos inclui um grupo de enzimas conhecidas como hemicelulases. Dentre elas a mais importante é a xilanase que degrada o xilano, principal polissacarídeo componente das hemiceluloses. A xilanase é uma enzima com um grande potencial de aplicação industrial, seja na hidrólise enzimática de resíduos agrícolas para a produção de energia de fonte renovável seja para produção de compostos químicos orgânicos e derivados biotecnologicamente produzidos como, por exemplo, o xilitol. A xilanase tem também um grande potencial de aplicação na indústria de papel, pois auxilia a extração de lignina no branqueamento químico convencional. Este processo enzimático leva a um aumento de alvura final e a uma redução no consumo de produtos químicos, diminuindo a carga de poluição nos efluentes destas indústrias. Xilanases alcalofílicas e termoestáveis podem melhorar a viabilidade técnica e econômica do processo por se adequar às condições do ambiente de polpação da indústria. Em um trabalho anterior (FAPESP proc. n° 94/0339-5) nos selecionamos uma bactéria alcalofílica, Bacillus sp 77-2, que presenteou excepcional atividade xilanásica, potencialmente indicada para aplicação na pasta de papel, por ser livre de celulases, termoestável e alcalofílica. A aplicação desta enzima no branqueamento da pasta Kraft permitiu um decréscimo de 33% na taxa de cloro usado na deslignificação da pasta. Dadas as características relevantes do ponto de vista industrial desta xilanase, estamos propondo um projeto para a purificação e caracterização bioquímica desta enzima, tendo em vista que um melhor conhecimento de suas propriedades hidrolíticas é de suma importância tanto para a aplicação industrial quanto para pesquisas de biologia molecular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MÁRCIA M.C.N. SOARES; ROBERTO DA SILVA; ELENI GOMES. Screening of bacterial strains for pectinolytic activity: characterization of the polygalacturonase produced by Bacillus sp. Rev. Microbiol., v. 30, n. 4, p. 299-303, Dez. 1999.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.