Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinalização intracelular na inflamação desencadeada no sistema nervoso central e nas vias aéreas de ratos: efeito modulador do glutamato e do óxido nítrico na atividade da enzima sodio,potassio..

Processo: 97/07548-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 1998 - 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Cristoforo Scavone
Beneficiário:Cristoforo Scavone
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):98/02434-6 - Sinalização intracelular na inflamação desencadeada no sistema nervoso central e nas vias aéreas de ratos: efeito modulador do glutamato e do óxido nítrico na atividade a enzima sódio, potássio-ATPase, BP.TT
Assunto(s):Monoester fosfórico hidrolases  GMP cíclico  Glutamatos  Óxido nítrico 

Resumo

No sistema nervoso (SN) central, a estimulação excessiva dos receptores NMDA pelo glutamato tem sido associada ao desencadeamento de processos neurodegenerativos através da produção de óxido nítrico (NO). O glutamato atuando junto a estes receptores modula a atividade da Na,K-ATPase através do NO-GMPc e da PKG no SN central e periférico. Uma vez que a bomba de sódio está associada com processos fundamentais do metabolismo celular, o estudo das alterações induzidas pelo LPS nos mecanismos intracelulares associados à modulação da atividade desta enzima na SNC e nas vias aéreas contribui para a compreensão dos fatores intracelulares envolvidos nas respostas patológicas nesses dois sistemas. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.