Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de membranas permoseletivas bioativadas para emprego na purificação de águas contaminadas

Resumo

O projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de membranas vítreas, confeccionadas por tecnologia do pó, que servirão de substrato à adesão e crescimento de biofilmes polimerizados auto-montados. Os elementos porosos deverão apresentar superfície com afinidade aos biofilmes além de porosidade e permeabilidade definida. Os filmes a serem polimerizados serão a lisozima, polissacarídeos naturais e quitosana, cuja ações na purificação de contaminantes da água são conhecidas. Objetiva-se a construção de bancada para avaliação do caráter bioativo das membranas e sua caracterização estrutural e microscópica. As alterações fluidodinâmico devido a presença de enzimas imobilizadas será objeto de simulação numérica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
O.B.G. ASSIS; D.C. VIEIRA; R. BERNARDES-FILHO. AFM characterization of protein net formation on a fibrous medium. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 17, n. 2, p. 245-249, . (97/08178-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.