Busca avançada
Ano de início
Entree

Controles de mineralizações auríferas no Quadrilátero Ferrífero (MG) com base no estudo dos casos das minas de ouro do Anticlinal de Mariana (Aba Sul ) e Morro Velho (Mina Velha)

Processo: 97/09320-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 1997 - 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Alfonso Schrank
Beneficiário:Alfonso Schrank
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):99/02184-2 - Modernização do laboratório de concentração de minerais no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, BP.TT
Assunto(s):Quadrilátero Ferrífero  Mineralização  Ouro  Ablação por laser  Técnicas isotópicas 

Resumo

O presente projeto visa estabelecer os controles de mineralizações em ouro do Quadrilátero Ferrífero (MG) com base no estudo dos casos do Anticlinal de Mariana (aba sul) e da Mina de Morro Velho (Mina Velha). Em ambos será dado ênfase para a determinação das características das rochas encaixantes, tais como natureza, origem, mecanismos de formação/deposição e determinação da idade, ou pelo menos da idade mínima de deposição. Também serão estudados as feições estruturais e metamórficas visando estabelecer critérios de temporaneidade relativa entre a mineralização e os eventos de formação ou de deformação das rochas hospedeiras. Serão ainda estudados os minérios em si e as inclusões fluídas, buscando determinar as características intrínsecas do minério e dos fluídos, para efeito de comparação com outras áreas mineralizadas. (AU)