Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sistêmico para o desenvolvimento de concretos refratários avançados II

Processo: 01/04324-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de novembro de 2001 - 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Victor Carlos Pandolfelli
Beneficiário:Victor Carlos Pandolfelli
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores principais:José de Anchieta Rodrigues
Bolsa(s) vinculada(s):07/58987-4 - Engenharia de microestrutura de concretos refratários espinelizados, BP.DR
06/60674-1 - Concretos refratários avançados com alto teor de carbono, BP.DR
04/14655-0 - Concretos refratários contendo óxido de magnésio, BP.PD
+ mais bolsas vinculadas 04/12655-2 - Produção e avaliação de cerâmicas porosas para aplicações em altas temperaturas, BP.MS
04/03805-0 - Sistemas de aditivação para a produção de concretos refratários avançados, BP.PD
04/01773-4 - Nova técnica de gelificação de cerâmicas refratárias porosas, BP.PD
02/09073-6 - Energia total de fratura e a secagem de concretos refratários reforçados com fibras, BP.DR
02/03756-4 - Aplicação da técnica de ressonância de barras para a determinação de propriedades elásticas de concretos refratorios danificados por choque térmico, BP.IC
02/00328-1 - Aplicação da técnica de dupla-torção para a caracterização mecânica de materiais cerâmicos, BP.IC
01/11317-8 - Estudo da secagem do concretos refratários, BP.PD
02/00378-9 - Influência da adição de fibras poliméricas no comportamento de secagem de concretos refratários, BP.DR
02/00485-0 - Comparação entre métodos de preparação de corpos de prova entalhados para concretos refratários, BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Materiais cerâmicos  Refratários  Concreto refratário  Propriedades dos materiais 

Resumo

Em decorrência da acentuada competitividade desencadeada nos últimos anos pelo processo de globalização, as usinas siderúrgicas têm procurado fabricar produtos com superior qualidade e a um menor custo. Conseqüentemente, estes requisitos têm sido estendidos à produção de materiais refratários, dos quais as siderúrgicas exigem cada vez melhor desempenho a preços inferiores. Os concretos refratários têm satisfeito com sucesso estes requisitos e, por isso, já substituíram as peças conformadas em quase 60% das aplicações siderúrgicas e constituem hoje o que há de mais avançado entre os materiais cerâmicos refratários. Contudo, no caso de concretos refratários, os resultados apresentados na literatura são em sua maioria confusos, pois freqüentemente os pesquisadores que efetuaram as avaliações não foram os mesmos que os produziram. Para concretos refratários, o histórico da produção é fundamental no entendimento e avaliação das propriedades. Os autores desta proposta têm verificado que nesta área, apenas quando as pesquisas são abordadas de uma forma sistêmica e integrada, envolvendo o processamento e as propriedades, é que avanços e novas tecnologias podem ser efetuados. Dentro desta visão, os principais objetivos do projeto são: 1) contribuir cientifica e tecnologicamente na definição e seleção de dispersantes para suspensões com alta concentração de sólidos, na avaliação reológica de concretos refratários, no estudo de secagem e nas propriedades termo-mecânicas de concretos refratários; 2) partilhar os conhecimentos gerados com o setor produtivo, através de cursos, projetos conjuntos e formação de mestres e doutores que atuem na indústria; 3) formação de recursos humanos e divulgação dos resultados obtidos através da publicação de artigos científicos e tecnológicos. (AU)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, S.; RODRIGUES, J. A. The influence of microstructure on the maximum load and fracture energy of refractory castables. CERAMICS INTERNATIONAL, v. 36, n. 1, p. 263-274, JAN 2010. Citações Web of Science: 44.
LOURENÇO, R. R.; EXPOSITO, C. C. D.; ANGÉLICA, R. S.; RODRIGUES, J. A. Ação sonoquímica e influência das condições de tratamento térmico na preparação de cimentos do sistema binário CaO-Al2O3. Cerâmica, v. 56, n. 337, p. 28-38, 2010.
FONSECA DE ALBUQUERQUE, MARIA DA CONSOLACAO; RODRIGUES, JOSE DE ANCHIETA. Study of the Dimensions of Double-Torsion Test Specimens. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 11, n. 3, p. 281-288, JUL-SEP 2008. Citações Web of Science: 0.
MARIA DA CONSOLAÇÃO FONSECA DE ALBUQUERQUE; JOSÉ DE ANCHIETA RODRIGUES. Study of the dimensions of double-torsion test specimens. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 11, n. 3, p. 281-288, Set. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.