Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos de ensino e de avaliacao de classes de estimulos equivalentes para populacoes com necessidades educativas especiais.

Processo: 97/11462-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 1998 - 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Jair Lopes Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos  Educação especial 

Resumo

A utilização de telas sensíveis ao toque, especialmente com tecnologia capacitiva, tem-se constituído num recurso tecnológico importante na eliminação de problemas metodológicos no estudo da emergência de relações equivalentes, particularmente com populações com necessidades educativas especiais. O presente projeto objetiva investigar a eficiência de procedimentos de ensino e de teste em: a) estabelecer a independência funcional dos estímulos envolvidos nas configurações utilizadas nos treinos e nos testes de relações condicionais; b) evitar topografias de controle de estímulo concorrentes com as previstas; c) atestar a emergência de relações de controle que evidenciem a permutação de funções entre estímulos equivalentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JAIR LOPES JUNIOR; GIOVANA GALVANIN DA COSTA. Efeitos das respostas de observação diferenciais sobre a aprendizagem de relações condicionais com estímulos complexos. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 16, n. 1, p. -, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.