Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrorretinografia e potenciais visuais evocados em pacientes com retinopatia da prematuridade: um estudo da integridade do sistema visual.

Processo: 97/11493-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 1998 - 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Solange Rios Salomão
Beneficiário:Solange Rios Salomão
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lactentes  Visão  Eletrofisiologia 

Resumo

A retinopatia da prematuridade (RDP) é uma doença proliferativa vascular da retina do lactente nascido pré-termo que pode levar a deficiência visual grave ou até mesmo à cegueira. As seqüelas funcionais mais freqüentes da RDP são a deficiência de acuidade visual, o estrabismo, os altos erros refrativos miópicos e o nistagmo. O objetivo do presente estudo é de avaliar a integridade do sistema visual de pacientes com RDP por registros eletrofisiológicos visuais. Na fase cicatricial da doença, o eletrorretinograma (ERG) e os potenciais visuais evocados de varredura (PVEVs) serão realizados em bebês e crianças. O ERG permitirá avaliar as respostas retinianas dos fotorreceptores e pós-receptoras, fornecendo um painel da saúde destes elementos retinianos, e os PVEVs permitirão avaliar a integridade da via máculo-occipital pela medida da acuidade visual de resolução de grades, fornecendo uma medida do potencial de visão destes pacientes. Posteriormente, os dados eletrofisiológicos serão comparados aos de dois grupos controle: a) crianças nascidas pré-termo e que não desenvolveram a doença e b) crianças normais nascidas a termo. Serão realizados testes de correlação entre os achados eletrofisiológicos e a severidade da doença e entre os métodos de tratamento atualmente empregados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEREZOVSKY‚ A.; MORAES‚ N.S.B.; NUSINOWITZ‚ S.; SALOMÃO‚ S.R. Standard full-field electroretinography in healthy preterm infants. DOCUMENTA OPHTHALMOLOGICA, v. 107, n. 3, p. 243-249, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.