Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de tecnologia visando ao aproveitamento de derivados de levedura em alimentação humana e animal

Processo: 98/04173-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de dezembro de 1998 - 30 de novembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Valdemiro Carlos Sgarbieri
Beneficiário:Valdemiro Carlos Sgarbieri
Instituição-sede: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Empresa: Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (COPERSUCAR)
Município: Campinas
Assunto(s):Biomassa  Leveduras  Alimentos fortificados 

Resumo

Este projeto teve como objetivo a utilização de biomassa de levedura para obtenção de produtos modificados e ingredientes funcionais por meio de fracionamento para a obtenção de derivados com características químicas, nutritivas e funcionais diferentes. O processamento seguiu dois esquemas: a) a biomassa, após limpeza, rompimento mecânico e centrifugação, forneceu um sedimento (parede celular I) e um sobrenadante que, após tratamento, resultou em um precipitado (concentrado protéico); b) a biomassa, após limpeza, foi submetida a um processo de autólise, para a obtenção de um autolisato. Esse autolisato sofreu dois tratamentos diferentes: uma desidratação em spray drier (autolisato total desidratado), enquanto outra parte foi submetida à centrifugação, para obtenção de um precipitado (parede celular II) e outro sobrenadante (extrato). O extrato poderá ser concentrado, para obtenção do extrato concentrado, ou poderá ser secado, para obtenção do extrato desidratado. O extrato, concentrado ou desidratado, é usado na indústria de alimentos como ingrediente de enriquecimento nutritivo e flavorizante. O concentrado proteico é empregado para melhorar produtos cárneos, de panificação, sopas e molhos. As frações, parede celular I e II, poderão ser usadas como fonte de fibra solúvel e/ou espessante/estabilizante de alimentos emulsificados ou geleificados (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas ()
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Fracionamento e caracterização química da parede celular de levedura: propriedades funcionais e fisiológicas das frações. 2004. 224 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas.
SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Uso do autolisado de levedura (Saccharomyces cerevisiae) e do concentrado protéico do soro de leite bovino como ingredientes na recuperação de ratos submetidos a restrição protéica ou restrição alimentar. 2004. 84 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas.
SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Modificações no processo de autólise de levedura ( Saccharomyces sp. ) visando melhorar a recuperação de sólidos totais, a concentração de proteínas e o valor protéico do extrato. 2003. 65 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas.
SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Derivados de levedura de destilaria: obtenção, propriedades funcionais, nutricionais e aplicação em produto carneo emulsionado. 2002. 132 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas.
SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Efeito da extrusão termoplástica sobre propriedades funcionais e nutricionais de farinhas à base de milho, caseína e derivados de levedura. 2001. 104 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas.
SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Obtenção e caracterização de derivados da biomassa de levedura ( Saccharomyces sp. ): propriedades nutritivas e funcionais. 2000. 142 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.