Busca avançada
Ano de início
Entree

Carcinogênese química renal em um modelo de média duração para múltiplos órgãos

Processo: 97/14168-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 1998 - 30 de junho de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Marchesan Rodrigues Kobayasi
Beneficiário:Maria Aparecida Marchesan Rodrigues Kobayasi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Transformação celular neoplásica  Neoplasias renais  Carcinógenos químicos  Ratos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinogenese | Neoplasma | Rato | Renal | Rim

Resumo

O teste de média duração para a avaliação do potencial cancerígeno de agentes químicos em múltiplos órgãos, variante DMBDD, foi proposto como ensaio: alternativo e complementar ao teste convencional de longa duração in vivo. Apesar de mostrar forte consistência biológica, este modelo carece ainda de informações detalhadas sobre o processo de carcinogênese em alguns órgãos específicos. O presente trabalho visa contribuir para a padronização de alguns aspectos da carcinogênese renal, neste protocolo, atualmente implantado no Brasil. Assim, objetiva-se detectar e quantificar lesões pré-neoplásicas e neoplásicas, induzidas pela dihidroxi-di-propil-nitrosamina (DHPN), potente cancerígeno para roedores, em rins de ratos Wistar e relacioná-las com as observadas no protocolo DMBDD. Objetiva-se, ainda, mediante técnicas histológica e imunohistoquímica, avaliar, respectivamente, os índices de apoptose e de proliferação celular, naquele órgão. Ratos Wistar machos e fêmeas, serão distribuídos em oito grupos para cada sexo, constituídos por 10 ou 15 animais. Aos grupos 1 e 5, será fornecido, durante todo o período experimental, ração basal e água filtrada. Os grupos 2 e 6 serão tratados, seqüencialmente, com os iniciadores: N-dietil-nitrosamina (DEN), 100 mg/kg i.p., única dose no início do experimento e N-metil-N-nitrosourea (MNU), 20 mg/kg i.p., administrada em quatro doses e N-butil-N-(4-hidroxibutil)-nitrosamina (BBN) 0,05% na água de beber durante as duas primeiras semanas. A partir da terceira semana, os animais serão tratados com dimetil-hidrazina (DMH), 40 mg/kg s.c, era quatro doses e com DHPN a 0,1% na água de beber, até o final da 4a semana. Os grupos 3 e 7 serão tratados, durante as quatro primeiras semanas, apenas com o iniciador DHPN a 0,2%. Os grupos 4 e 8 receberão, do início do estudo até a 2a semana, apenas ração basal e água filtrada e, a partir desta, DHPN a 0,1% até a 4a semana. Ao final de cada período experimental, isto é, na 4a e 30a semanas, os animais serão sacrificados por exsanguinação sob efeito anestésico, para posterior avaliação necroscópica e coleta de materiais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA‚ E.L.T.; CAMARGO‚ J.L.V.; RODRIGUES‚ M.A.M.; BARBISAN‚ L.F.; FAVERO SALVADORI‚ D.M.. Dose-and Sex-related Carcinogenesis by N-Bis (2-hydroxypropyl) nitrosamine in Wistar Rats. Cancer Science, v. 91, n. 4, p. 368-374, . (97/14168-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: