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Significação e dialogia na perspectiva da rede de significações

Processo: 01/14075-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2002 - 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira
Beneficiário:Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Ana Maria Almeida Carvalho ; Mara Ignez Campos de Carvalho ; Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Bolsa(s) vinculada(s):07/51311-5 - A perspectiva da criança sobre seu processo de abrigamento, BP.IC
07/50997-0 - A creche domiciliar em um contexto de omissao de politicas publicas para a educacao infantil: caracterizacao e significacoes desse atendimento., BP.IC
06/53469-2 - O papel politico pedagogico da educacao infantil no enfrentamento da violencia domestica contra a crianca., BP.MS
+ mais bolsas vinculadas 05/58285-4 - Familias acolhedoras: uma analise de experiencias no estado de sao paulo., BP.PD
04/10101-0 - Adocoes "prontas" ou diretas: buscando conhecer seus caminhos e percalcos., BP.DR
04/05157-6 - Saida do abrigo em funcao da maioridade: desafios e sentidos nos processos de subjetivacao de adolescentes., BP.MS
03/08704-5 - A qualidade na educacao infantil em questao: analise de principios em documentos brasileiros e estrangeiros., BP.DR
03/07566-8 - A construção da paternidade no processo de adoção do primeiro filho, BP.IC
03/04605-2 - Processos dialogicos de bebes no decorrer do primeiro ano de vida., BP.MS - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Semiótica  Intersubjetividade  Relações interpessoais 

Resumo

Este projeto decorre de projetos temáticos anteriores do Centro de investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI), nos quais iniciamos a elaboração da perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações (RedSig). Baseada em pressupostos sócio-históricos, ela é proposta como ferramenta para a investigação e compreensão dos complexos processos de desenvolvimento humano, através da análise dinâmica e integrada de vários níveis de fatores de ordem semiótica. Estes fatores estruturam, significam e delimitam o aqui-agora da situação, circunscrevendo um conjunto de ações, emoções e concepções possíveis, definindo assim possibilidades e limites para os comportamentos e o desenvolvimento das pessoas. O objetivo geral do projeto é o aprofundamento e refinamento da perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações, seja enquanto proposta teórica para compreender o processo de desenvolvimento humano, seja enquanto instrumento que norteia o fazer do pesquisador. Os objetivos específicos estão reunidos em três conjuntos: (1) investigação de duas questões teóricas centrais - processos de produção e transações dos significados e sentidos e - dialogia enquanto constitutiva do sujeito e de seu desenvolvimento; (2) estudo da ampla rede de significações que permeia tanto as políticas e práticas da educação infantil como as políticas e práticas de adoção; (3) investigação de duas dimensões teórico-metodológicas que emergiram das pesquisas anteriores: - enfoques quantitativos e qualitativos na análise do desenvolvimento humano e -as oposições: universalidade / diversidade e estabilidade / novidade. Os procedimentos de coleta de dados para a construção do corpus variam conforme as questões em estudo: entrevistas, VC, diários de campo, registros observacionais com amostragem de eventos ou de tempo, análise de documentos ou de textos, etc. A construção de um banco de dados tem possibilitado análises a partir de diferentes perguntas, por pesquisadores diversos. A análise do corpus focaliza a produção de significações em situações específicas de interação, objetivando apreender os papéis, contra-papéis, ou posicionamentos reciprocamente atribuídos/assumidos pelas pessoas, no aqui-e-agora da situação, e a matriz sócio- histórica que impregna contextos e pessoas em desenvolvimento. Já os sub-projetos que investigam a ampla RedSig que permeia diferentes processos abordam seu objeto de estudo de forma mais ampla, mapeando as várias redes e nodos que a tecem, com seus pontos de encontro e desencontro, seus entrelaçamentos. O princípio que norteia nosso projeto é o permanente diálogo entre teoria e prática, resultante do envolvimento de vários membros do CINDEDI em atividades como a implementação de projetos educacionais, a formação de professores e técnicos, a produção de material didático-científico, dentre outras. Além de seu compromisso com a produção científica e com práticas que objetivem a promoção da qualidade da Educação Infantil, há também um compromisso nosso com a iniciação e formação científica de novos cientistas, incluindo bacharelandos, mestres, doutores e pós-doutores. (AU)