Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da camada limite superficial do Pantanal Sul Matogrossense

Processo: 98/00105-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 1998 - 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Antonio Ocimar Manzi
Beneficiário:Antonio Ocimar Manzi
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Micrometeorologia  Pantanal  Mato Grosso do Sul  Balanço de radiação  Emissão de gases  Elementos-traço  Mudança climática  Camada limite atmosférica 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Contribuições...climáticas_89_115_115.pdf

Resumo

Este projeto micrometeorológico, apoiado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), constitui parte inicial de um amplo programa experimental de estudo das características do tempo e do clima na região central do Brasil. Propõe-se realizar uma primeira campanha de coleta de dados no Pantanal sul mato-grossense em período de inundação. A base experimental situa-se na Fazenda São Bento (19°33’48,2”S; 57°00’53,8”W), sítio representativo da região, próximo 1,5 km da base de estudos do Pantanal da UFMS, em Passo do Lontra, município de Miranda (MS). Nesse local está instalada uma torre micrometeorológica, com 21 m de altura, que servirá de suporte tanto para a instalação de sensores de resposta rápida para medidas de turbulência como de instrumentos meteorológicos convencionais, com o objetivo de determinar perfis verticais de velocidade do vento, de temperatura, de umidade específica, assim como o balanço de radiação. Amostras de ar serão coletadas para avaliação do potencial de emissão de metano na região acima. Obtidos os dados, será investigada a estrutura da camada limite superficial acima do Pantanal, bem como será estudada a influência de fenômenos meteorológicos de escalas maiores, tais como incidência de frentes frias, intensificação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e instabilidades atmosféricas na alteração desta. Além disso, haverá investigações teóricas sobre as características dos processos turbulentos acima do Pantanal, utilizando-se técnicas modernas de análise do sinal, como a transformada em ondeletas, com a finalidade de melhor compreender e parametrizar esses fenômenos. Ênfase especial será dada ao erro introduzido pelas condições de amostragem e pela rugosidade superficial na estimativa dos fluxos verticais de momentum, de calor sensível e de vapor d’água. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTANO, PAOLO; MARQUES FILHO, EDSON PEREIRA; DE ABREU SA, LEONARDO DEANE. Land-Atmosphere Transfer Parameters in the Brazilian Pantanal during the Dry Season. ATMOSPHERE, v. 6, n. 6, p. 805-821, JUN 2015. Citações Web of Science: 0.
ZERI, MARCELO; DEANE DE ABREU SA, LEONARDO. Scale dependence of coherent structures' contribution to the daytime buoyancy heat flux over the Pantanal wetland, Brazil. Atmospheric Science Letters, v. 12, n. 2, p. 200-206, APR-JUN 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.