Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica do meandramento e emissão de vórtices da Corrente do Brasil entre Cabo de São Tomé (22S) e Cabo de Santa Marta Grande (28S)

Processo: 98/00572-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 1998 - 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Beneficiário:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vórtices 

Resumo

O objetivo central do projeto é buscar entender os mecanismos físicos que conduzem ao meandramento e emissão de vórtices pela Corrente do Brasil na região oceânica adjacente à faixa geográfica compreendida entre o Cabo de São Tomé e o Cabo de Santa Marta Grande. A investigação desses fenômenos terá ênfase teórica, mas a estrutura do projeto se divide em três módulos. O primeiro consiste na redução dinâmica de observações quase-sinóticas. O segundo consiste na elaboração de modelos idealizados baseados em inversão de vorticidade potencial. O terceiro consiste na combinação dos resultados dos módulos anteriores com simulações por modelos numéricos de equações primitivas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA‚ I.C.A.; CALADO‚ L.; CASTRO‚ BM; CIRANO‚ M.; LIMA‚ JAM; MASCARENHAS‚ A.S. On the baroclinic structure of the Brazil Current-Intermediate Western Boundary Current system at 22-23 S. Geophysical Research Letters, v. 31, n. 14, p. L14308, 2004.
ILSON CARLOS ALMEIDA DA SILVEIRA; LEANDRO CALADO; CAYO PRADO FERNANDES FRANCISCO. Instabilidade linear de cisalhamento vertical em jatos geofísicos meridionais. Revista Brasileira de Geofísica, v. 21, n. 2, p. 133-144, Jun. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.