Anzu Furukawa Yokoo | Hochschule Fur Bildende Kunste Braunschweig - Alemanha
Resumo
O Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - Unicamp vem pesquisando a 12 anos técnicas não-interpretativas de representação para o ator. Acabaram consolidando, durante esse tempo, três linhas básicas de pesquisa: a dança pessoal (termo utilizado para definir a dinamização de energias potenciais do ator), o clown e a utilização cômica do corpo e finalmente a Mímesis Corpórea, que pesquisa a transposição e a teatralização de ações físicas e vocais encontradas no cotidiano. Essa metodologia tem como objetivo, além de codificar e sistematizar uma técnica de representação para o ator, imitar e levar a público as corporeidades do brasileiro. Seu método já foi experimentado de maneira prática em três montagens cênicas com atores-pesquisadores que fazem parte da equipe deste projeto temático: Wolzen, Taucoauaa Panhé mondo pé e contadores de estórias. O núcleo também vem realizando um intercâmbio prático com grupos e profissionais nacionais e internacionais que têm a mesma preocupação da pesquisa da linguagem específica do performer. Dentro dessa filosofia de confrontação de seus métodos de pesquisa, a equipe de atores do Lume vem, desde 1991, intercambiando com atrizes-bailarinas da dança japonesa Butoh. O Butoh é uma manifestação artística cuja principal característica está no processo de elaboração de uma técnica individual do ator-bailarino, o que justifica o confronto com o lume que busca o mesmo objetivo. Anzu Furukawa, atriz-bailarina de Butoh, vem trabalhando em seus últimos espetáculos uma metodologia que tem muitos pontos em comum com a metodologia da Mímesis Corpórea. Sendo assim, esse projeto temático visa o confronto entre essas duas metodologias específicas e recentes: por um lado o processo de imitação dentro do Butoh, desenvolvido pela atriz-bailarina Anzu Furukawa e, por outro, a Mímesis Corpórea, desenvolvida pelos atores-pesquisadores do Lume. Pretende-se também aplicar o resultado desse intercâmbio e desses experimentos em uma montagem cênica cujo universo será baseado no texto de Gabriel García Márquez: Cem Anos de Solidão. Possibilita-se, assim, dar continuidade às pesquisas que já vêm sendo realizadas desde 1990, sobre a corporeidade do brasileiro. Esse trabalho será realizado através de viagens de pesquisa de campo in loco, dos atores pesquisadores, para cidades da Amazônia, buscando coletar e imitar, assim, as ações físicas e vocais dentro do universo específico do texto. (AU)
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