Busca avançada
Ano de início
Entree

Micropaleontologia biocronoestratigrafia e paleoambientes de depositos sedimentares cretacicos nao marinhos do oeste paulista.

Processo: 98/01598-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 1998 - 31 de outubro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Dimas Dias Brito
Beneficiário:Dimas Dias Brito
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Cretáceo  Grupo Bauru  Paleoecologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biocronoestratigrafia | Carofitas | Cretaceo | Grupo Bauru | Ostracodes | Paleoecologia

Resumo

O Grupo Bauru, expressiva unidade geológica cretácea dominada por rochas siliciclásticas e pertencente à Bacia do Paraná, é muito mal conhecido sob o ponto de vista cronoestratigráfico. Tal fato tem relação direta com o seu conteúdo fossilífero conhecido, o qual é dominado por uma biota não-marinha e pronunciadamente endêmica, incluindo moluscos, conchostráceos, peixes, quelônios, crocodilos e dinossauros (tetrápodas e saurópodas), além de ostracodes e carófitas. O fato dos sedimentos serem generalizadamente oxidados como até agora reconhecidos - impede estudos biocronológicos baseados em palinomorfos. Este projeto propõe o início de uma exploração micropaleontológica no Grupo Bauru, centrada nas regiões de Presidente Prudente e Araçatuba, objetivando o reconhecimento sistemático de ostracodes e oogônias de carófitas, extremamente pouco estudados até o momento. Tais organismos têm sido chaves para a datação do Cretáceo Superior não-marinho na Argentina, podendo, mediante estudos bioestratigráficos comparativos, ajudar na elucidação cronoestratigráfica de horizontes do Grupo Bauru. Além das investigações biocronológicos, o estudo contemplará discussões paleoambientais a partir da integração de dados provenientes de análises paleoecológicas, análises químicas das valvas de ostracodes e das oogônias de carófitas e análises sedimentológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)