Busca avançada
Ano de início
Entree

Peptídeos sintéticos na busca de possíveis agonistas ou inibidores do fator de crescimento de fibroblastos ácido humano (hFGF-1)

Processo: 98/01603-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 1998 - 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Maria Teresa Machini
Beneficiário:Maria Teresa Machini
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas  Síntese  Peptídeos 

Resumo

Os fatores de crescimento de fibroblastos (FGFs) estão relacionados a fenômenos biológicos de grande importância, tais como migração, divisão e diferenciação celulares, angiogênese, cicatrização de feridas, sobrevivência e regeneração de neurônios, diferenciação embrionária, produção e secreção de hormônios (Baird & Klagsbrun, 1991). Por outro lado, a expressão inadequada destes fatores parece estar correlacionada com o desenvolvimento de quadros patológicos diversos, tais como retinopatia diabética, proliferação de tumores, artrite reumatóide e arteriosclerose (Folkman & Klagsbrun, 1987). Da mesma forma, diferenças na expressão dos receptores celulares dos FGFs (FGFRs) estão ligadas ao desenvolvimento anômalo dos ossos, freqüente em síndromes do tipo da acondroplasia (Muenke, 1995; Muenke & Schell, 1995). Baseados nas propriedades do FGF-2, Ku & D'Amore propuseram que esta proteína seja o hormônio da regeneração de feridas e por isto a mesma vem sendo empregada na preparação de pomadas cicatrizantes (Ku & D'Amore, 1995). Fica evidente, portanto, que o complexo que transmite os sinais gerados pelos FGFs para o interior das células (formado pelos FGFs, os FGFRs e o heparam-sulfato ou heparina) é considerado um alvo em potencial para o desenho de drogas com efeito terapêutico. Por esta razão, vários grupos de pesquisa ao redor do mundo tem se dedicado a investigar os requisitos estruturais da formação deste complexo e assim compreender a ação deste "sistema sinalizador". Tal compreensão certamente resultará no desenvolvimento de agonistas, antagonistas ou inibidores dos FGFs. Nos últimos quatro anos temos nos dedicado, em colaboração com o Prof. Dr. Ângelo Gambarini, à busca de peptídeos sintéticos relacionados com a estrutura do FGF-1 humano que tenham a capacidade de mimetizar a resposta mitogênica induzida por esta proteína em células em cultura. Do trabalho realizado por nós (financiado pela FAPESP) já resultaram cinco publicações a serem listadas nas INFORMAÇÕES CURRICULARES anexas e uma Dissertação de Mestrado do aluno Sérgio Oyama Jr (orientador: Prof. Gambarini). No momento, temos dois alunos de Doutoramento trabalhando conosco neste projeto: Sumika Kiyota (orientadora: Profa. Miranda - em colaboração com o Dr. Gambarini) e Sérgio Oyama Jr. (orientador: Prof. Gambarini; co-orientadora: Profa. Miranda). O projeto apresentado a seguir tem como objetivo conseguir recursos para dar continuidade aos estudos iniciados e viabilizar o trabalho de Tese dos alunos citados acima. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KIYOTA, S.; FRANZONI, L.; NICASTRO, G.; BENEDETTI, A.; OYAMA JÚNIOR, S.; VIVIANI, W.; GAMBARINI, A. G.; SPISNI, A.; MIRANDA, M. T. M. DE. Introduction of a chemical constraint in a short peptide derived from human acidic fibroblast growth factor elicits mitogenic structural determinants. Journal of Medicinal Chemistry, v. 46, n. 12, p. 2325-2333, Jun. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.