Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia da morte celular (apoptose) e sua influencia no sistema imune.

Processo: 98/05574-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 1998 - 31 de março de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:João Gustavo Pessini Amarante Mendes
Beneficiário:João Gustavo Pessini Amarante Mendes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunomodulação  Oncogenes  Apoptose  Inflamação  Caspases 

Resumo

Apoptose e um processo biológico fundamental para o desenvolvimento e funcionamento de seres multicelulares, e sua ativação ou repressão inapropriada está associada à diversas patologias. O conhecimento dos mecanismos reguladores e efetores da apoptose oferece, portanto, um potencial terapêutico através de manipulações farmacológicas ou genéticas. A tirosina-quinase codificada pelo oncogene bcr-abl é uma das mais potentes moléculas anti-apoptóticas e está implicada na patologia das leucemias positivas para o cromossomo Filadélfia. BCR-ABL servirá como modelo para a investigação bioquímica da apoptose. O potencial imunomodulador e a biologia da apoptose serão analisados em modelos murinos descritos em detalhe no projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JACYSYN, J. F.; CONDE-MOSCATELLI, M.; BARRICHELLO, C. R. C.; SILVA, U. R.; MACEDO, M. S.; AMARANTE-MENDES, G. P. Thymic epithelial cells mediate a Bcl-2-independent protection of single-positive thymocytes from dexamethasone-induced apoptosis. Experimental Cell Research, v. 272, n. 2, p. 119-126, Jan. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.