Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura de populações de Mycteria americana nos ninhais do Pantanal Matogrossense

Processo: 98/06160-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 1998 - 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Silvia Nassif Del Lama
Beneficiário:Silvia Nassif Del Lama
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):00/02632-4 - Estrutura de populações de Mycteria americana nos ninhais do Pantanal Matogrossense, BP.TT
Assunto(s):Aves  Mycteria americana  Fluxo gênico  Polimorfismo genético  Razão sexual  Variação genética  Pantanal 

Resumo

O pantanal constitui o principal refúgio para a reprodução de aves paludícolas da América do Sul. Populações de Mycteria americana dos ninhais situados nas regiões norte e sul do pantanal serão estudadas quanto ao nível de variabilidade genética intra-específica. O uso de marcadores moleculares protéicos, microssatélites e de sequenciamento de DNA MIT permitirá o calculo do grau da diferenciação e da distância genética entre as populações brasileiras e as da América do Norte, onde a espécie está em extinção. Aspectos da biologia da espécie serão esclarecidos como a intensidade do fluxo gênico, a ocorrência de dispersão assimétrica e a razão sexual em colônias com níveis diversos de atividade e tamanho. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IF. LOPES; CI. MIÑO; SN. DEL LAMA. Genetic diversity and evidence of recent demographic expansion in waterbird populations from the Brazilian Pantanal. Brazilian Journal of Biology, v. 67, n. 4, p. 849-857, Dez. 2007.
DEL LAMA‚ S.N.; LOPES‚ I.F.; DEL LAMA‚ M.A. Genetic variability and level of differentiation among Brazilian pantanal wood stork populations. BIOCHEMICAL GENETICS, v. 40, n. 3, p. 87-99, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.