Busca avançada
Ano de início
Entree

A atividade cambial de espécies arbóreas tropicais

Processo: 98/06213-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 1999 - 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Veronica Angyalossy
Beneficiário:Veronica Angyalossy
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Xilema  Floema 

Resumo

O trabalho visa estudar a atividade cambial de espécies arbóreas tropicais, Citharexylum myrianthum Camb. e Cedrela fissilis Vell., que ocorrem em floresta estacional semidecidual e Copaifera langsdorffii Desf. que ocorre em floresta estacional semidecidual e em cerradão. Serão realizadas observações qualitativas e quantitativas dos elementos celulares do xilema e do floema formados pelo câmbio vascular. As espécies foram selecionadas em função da presença de camadas de crescimento visíveis no xilema secundário, característica essa ideal para se utilizar como marcador. O estudo visa acompanhar o ritmo de crescimento por um período de três anos. A formação das camadas de crescimento deverá ser analisada juntamente com a fenologia das espécies e com as variações climáticas da região (temperatura, umidade relativa e precipitação), tendo por fim a possibilidade de relacionar as camadas de crescimento com os dados fenológicos das espécies e com as variações climáticas da região. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCATI‚ C.R.; ANGYALOSSY‚ V.; EVERT‚ R.F. Seasonal variation in wood formation of Cedrela fissilis (Meliaceae). IAWA Journal, v. 27, n. 2, p. 199, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.