Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura empresarial brasileira: estudo comparativo de empresas públicas, privadas e multinacionais

Processo: 95/00439-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de janeiro de 1996 - 31 de julho de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Guilhermo Raul Ruben
Beneficiário:Guilhermo Raul Ruben
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):97/11234-8 - Culturas empresariais brasileiras: estudo comparativo de empresas públicas, privadas e multinacionais, BP.IC
97/09740-2 - Cultura empresarial brasileira: estudo comparativo de empresas públicas, privadas e multinacionais, BP.IC
97/10460-4 - Culturas empresariais brasileiras: estudo comparativo de empresas públicas, privadas e multinacionais, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 97/10461-0 - Culturas empresariais brasileiras: estudo comparativo de empresas públicas, privadas e multinacionais, BP.IC
96/06195-0 - Identidades e representações no interior do CPqD da Telebrás, BP.IC
96/04742-4 - Cultura empresarial brasileira: estudo comparativo de empresas públicas, privadas e multinacionais, BP.IC
96/04743-0 - Cultura empresarial brasileira: estudo comparativo de empresas privadas, públicas e multinacionais, BP.IC
96/04739-3 - Razão x paixão: o conflito obscuro dentro de duas estatais brasileiras, BP.IC
96/04741-8 - Cultura empresarial brasileira: estudo comparativo de empresas públicas, privadas e multinacionais, BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Nacionalidade  Cultura organizacional  Empresas públicas  Empresas privadas  Empresas multinacionais  Brasil 

Resumo

O objetivo geral deste projeto consiste em caracterizar os aspectos tipicamente brasileiros capazes de influenciar na gestão e no desenvolvimento do processo produtivo de qualquer tipo de empresa neste país e distinguir identidades e diferenças entre empresas públicas, privadas e multinacionais que atuam no Brasil. Trata-se, portando, de um projeto essencialmente comparativo e interdisciplinar (antropologia, economia, informática, lingüística e teoria das organizações) que, utilizando metodologias quantitativas e qualitativas, examinará o comportamento de variáveis significativas em um universo empírico constituído por no mínimo seis empresas entre públicas, privadas e multinacionais. Esta pesquisa se propõe produzir conhecimentos científicos e práticos que permitirão entender e interpretar melhor os rumos e o papel da atividade empresarial no Brasil. Salientamos, ainda, como outro valor positivo deste projeto, a ligação entre empresa e universidade na área de ciências sociais. Finalmente, pela marcante participação de alunos como assistentes de pesquisa, este projeto visa também a contribuir para a formação de quadros científicos aptos para compreender o mundo moderno e interagir com ele. (AU)