Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da sistematização do diagnóstico em psicoterapia através do instrumento CCRT: "tema central de conflito nos relacionamentos"

Processo: 98/09795-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 1999 - 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Laura Helena Silveira Guerra de Andrade Burdmann
Beneficiário:Laura Helena Silveira Guerra de Andrade Burdmann
Instituição-sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicoterapia  Diagnóstico psicológico  Psicodinâmica  Relações interpessoais  Testes psicológicos 

Resumo

O 'diagnóstico' nas psicoterapias é feito através da formulação psicodinâmica de caso, que descreve a natureza dos problemas do paciente, os conflitos intrapsíquicos, os padrões de relacionamento interpessoal, além de orientar as intervenções e o relacionamento terapêutico. Neste trabalho aplicaremos o método CCRT a uma amostra de dez pacientes, com a finalidade de objetivar e sistematizar o diagnóstico psicoterápico. As transcrições (a partir de gravações) das sessões de psicoterapia serão avaliadas por dois psicoterapeutas, que identificarão o(s) tema(s) central de conflito. Para permitir uma comparação entre as formulações psicodinâmicas, as palavras utilizadas serão codificadas em linguagem padronizada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARA MOTA BORGES BOTTINO; CAMILA JUNQUEIRA; JOSÉ FRANCISCO MIGUEL HENRIQUES BAIRRÃO; LUIS ALBERTO HANNS; MIRIAM DEBIEUX ROSA; LAURA HELENA S GUERRA DE ANDRADE. Transtornos da compulsão alimentar periódica e psicoterapia: é possível sistematizar a formulação psicodinâmica de caso?. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 25, n. 3, p. -, Set. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.