Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da atorvastatina na mortalidade e morbidade cardiovascular apos cirurgia vascular nao cardiaca. um estudo clinico, aleatorizado placebo-controlado, duplo cego.

Processo: 98/09941-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 1999 - 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Bruno Caramelli
Beneficiário:Bruno Caramelli
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Colesterol  Endotélio  Mortalidade  Anticolesterolemiantes  Troponina  Procedimentos cirúrgicos vasculares 

Resumo

Este é um estudo clínico, aleatorizado, placebo-controlado e duplo-cego para avaliar o efeito do inibidor da HMG-CoA Redutase atorvastatina na morbi-mortalidade cardiovascular pré-operatório e nos seis meses após cirurgia vascular eletiva não cardíaca. Os pacientes incluídos serão aleatorizados para receber, por 30 dias, 20mg de atorvastatina em comprimido ou placebo e até o 15º dia após a intervenção. Na inclusão do estudo, 30 dias, 3 e 6 meses após serão feitas consultas médicas, ECG e exames laboratoriais. RX de tórax e ecodopplercardiograma serão realizados no pré-operatório. Será mantido contato telefônico mensal. Serão avaliados os níveis de CK-MB e Troponina T para identificação de possível lesão cardíaca. (AU)