Busca avançada
Ano de início
Entree

Patologia e patogenia das alteracoes renais na leishmaniose visceral canina.

Resumo

O envolvimento renal na leishmaniose visceral, tanto no homem quanto no cão, ainda não foi objeto de estudos conclusivos. Assim, em decorrência das controversas, dos escassos relatos e da imprecisão na classificação das alterações renais, este projeto objetiva definir o quadro morfo-patológico da nefropatia da leishmaniose visceral em cães naturalmente infectados e contribuir para o entendimento da patogênese das lesões renais. Para tanto se pretende realizar estudo microscópico e ultramicroscópico para caracterizar o infiltrado inflamatório, a produção de imunoglobulinas, de citocinas, de moléculas de adesão e presença de apoptose nos rins dos animais infectados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
F.A.L. COSTA; J.L. GUERRA; S.M.M.S. SILVA; R.P. KLEIN; I.L. MENDONÇA; H. GOTO. CD4+ T cells participate in the nephropathy of canine visceral leishmaniasis. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 33, n. 12, p. 1455-1458, Dez. 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.