Busca avançada
Ano de início
Entree

Internalização de imunoglobulinas por células endoteliais na patogênese do processo inflamatório intersticial na leishmaniose visceral em hamster

Processo: 98/12092-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 1999 - 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Hiro Goto
Beneficiário:Hiro Goto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmaniose visceral  Células endoteliais 

Resumo

Na leishmaniose visceral (LV) ocorre inflamação intersticial em vários órgãos, cuja patogenia é pouco conhecida. Na LV ocorre hipergamaglobulinemia policlonal, os anticorpos parecem não ter participação na proteção, porém, na imunopatogenia é provável. Não é compatível o mecanismo de lesão por imunocomplexos circulantes pela raridade do antígeno na lesão e pelo tipo de infiltrado inflamatório constituído por células mononucleares. Neste estudo pretendemos explorar um mecanismo novo sugerido recentemente de internalização de imunoglobulinas por células vivas. Estudaremos esta internalização de imunoglobulinas do soro de hamsteres com leishmaniose visceral como possível mecanismo imunopatogenético das lesões inflamatórias intersticiais nesta doença com avaliação dos depósitos de IgG em tecido à microscopia óptica, imunodetencção de IgG por microscopia eletrônica e estudo da interação IgG de hamster com LV e célula endotelial "in vitro". (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
R. MATHIAS; F.A.L. COSTA; H. GOTO. Detection of immunoglobulin G in the lung and liver of hamsters with visceral leishmaniasis. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 34, n. 4, p. 539-543, Abr. 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.