Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de fatores fenotípicos (fagotipo e resistência a antimicrobianos)e genotípicos (ribotipos e perfil plasmidial) associados a genes de virulência (spv)em amostras de Salmonella..

Processo: 98/12797-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 1999 - 30 de novembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Antonio José Piantino Ferreira
Beneficiário:Antonio José Piantino Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Salmonella enteritidis  Epidemiologia molecular  Tipagem molecular 

Resumo

O projeto visa avaliar a aplicabilidade de métodos de subtipagem molecular e fenotípicos para a caracterização e estabelecimento de relações epidemiológicas entre cepas de Salmonela Enteritidis de diferentes fontes de isolamento e áreas geográficas do país, através da determinação de seus fagotipos, ribotipos, perfis plasmodiais e de resistência aos antimicrobianos. Através destas análises, particularmente da ribotipagem, pretende-se agrupar as cepas e estudar as relações genéticas entre os grupos e traçar a epidemiologia molecular da bactéria isolada de processos infecciosos no homem e em aves, de carne de frango, ovos e alimentos derivados, em diversos Estados, correlacionando estes fatores com a presença de genes de virulência spv. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.