Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento da fauna de formigas do parque natural municipal da serra do itapety, no município de Mogi das cruzes(sp)

Processo: 98/14509-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 1999 - 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Maria Santina de Castro Morini
Beneficiário:Maria Santina de Castro Morini
Instituição-sede: Centro de Ciências Biomédicas. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):01/14382-5 - Levantamento da fauna de formigas em áreas de Mata Atlântica próximas ao município de Mogi das Cruzes (SP), BP.TT
Assunto(s):Biodiversidade  Formicidae  Mata Atlântica 

Resumo

As formigas representam um importante material biológico dentro dos ecossistemas, pois são consideradas, atualmente, como censores ambientais. “Assim,” sendo o Parque Natural Municipal da Serra do Itapety uma reserva de Mata Atlântica que outrora foi bastante prejudicada devido às intensas visitas, e que hoje se encontra exposta a um número limitado de pessoas, se faz necessário o levantamento da fauna de formigas dessa região. Para tal propósito, serão escolhidas duas áreas dentro do Parque: uma ainda exposta à visitação e a outra não. Em ambas serão empregados métodos qualitativos (coleta manual e iscas de sardinha) e métodos quantitativos (extrator Winkler e armadilhas Malaise) de coleta de formigas. As metodologias de coleta a serem usadas, foram padronizadas em 1997, no curso "Métodos de estudos de comunidades de insetos aplicados à biodiversidade, com ênfase em formigas e vespas". As coletas serão efetuadas a cada dois meses, compreendendo ao todo 6 viagens para o campo. Após a identificação das formigas, os dados obtidos serão analisados, estatisticamente, através das curvas de rarefação, modelo de distribuição Lognormal e índice de similaridade de Morisita. O trabalho total deverá estar concluído em 24 meses. A pesquisa a ser desenvolvida deverá resultar em uma coleção de referência da fauna de formigas existente em uma área de Mata Atlântica, pertencente ao Município de Mogi das Cruzes (SP), além de reunir táxons que sejam bons indicadores de biodiversidade. Tal coleção certamente contribuirá para o programa geral de ensino da Universidade de Mogi das Cruzes (SP), pois poderá abrir um campo de pesquisa para os alunos dessa instituição de ensino. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVIA SAYURI SUGUITURU; DEBORA RODRIGUES DE SOUZA; CATARINA DE BORTOLI MUNHAE; RENATA PACHECO; MARIA SANTINA DE CASTRO MORINI. Diversidade e riqueza de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em remanescentes de Mata Atlantica na Bacia Hidrografica do Alto Tiete, SP. Biota Neotropica, v. 13, n. 2, p. 141-152, Abr. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.