Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição da talassemia alfa na microcitose e hipocromia da população brasileira

Processo: 98/14532-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 1999 - 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Maria de Fatima Sonati
Beneficiário:Maria de Fatima Sonati
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anemia ferropriva  Talassemia alfa 

Resumo

Com o objetivo de avaliar a contribuição da talassemia alfa como causa de microcitose e hipocromia em nossa população, cerca de 200 amostras de DNA obtidas de indivíduos adultos, sem anemia, com VCM e HCM reduzidos, serão analisadas através de PCR, seguida de análise de restrição, para a investigação das formas mais comuns de talassemia alfa, direcional e não direcional. A obtenção desses dados será relevante ao esclarecimento dos casos acima citados, cujo diagnóstico é freqüentemente confundido com deficiência de ferro; além disso, possibilitará uma melhor avaliação da utilização do VCM e HCM no diagnóstico das talassemias alfa, e fornecerá informações sobre a presença das formas não delecionais na população. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
E. BORGES; M.R.S.C. WENNING; E.M. KIMURA; S.A. GERVÁSIO; F.F. COSTA; M.F. SONATI. High prevalence of alpha-thalassemia among individuals with microcytosis and hypochromia without anemia. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 34, n. 6, p. 759-762, Jun. 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.