Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre os Hantavírus na região Nordeste do estado de São Paulo

Processo: 98/16497-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 1999 - 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luiz Tadeu Moraes Figueiredo
Beneficiário:Luiz Tadeu Moraes Figueiredo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas e procedimentos diagnósticos  Hantavirus  ELISA  Testes sorológicos  Doenças dos roedores 

Resumo

Pretende-se com este Projeto de Pesquisa padronizar método sorológico de ELISA para a detecção de anticorpos contra Antavírus e aplicar este método na detecção de seres humanos e roedores silvestres com anticorpos para estes vírus. Populações humanas selecionadas terão amostra sérica colhida para conhecer o percentual de indivíduos com anticorpos para Antivírus. O teste sorológico e uma RT-PCR, serão utilizados para o diagnóstico eventual de casos de hantavirose. Para o trabalho com roedores, uma equipe de campo será organizada visando a captura destes animais. Os roedores silvestres com de anticorpos para Antivírus terão sangue e órgão processados por RT-PCR para detecção de genoma destes vírus e os amplicons terão sequência de nucleotídeos determinada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORO DE SOUSA, RICARDO LUIZ; MORELI, MARCOS LAZARO; BORGES, ALESSANDRA ABEL; CAMPOS, GELSE MAZZONI; LIVONESI, MARCIA CRISTINA; MORAES FIGUEIREDO, LUIZ TADEU; PINTO, ARAMIS AUGUSTO. Natural Host Relationships and Genetic Diversity of Rodent-Associated Hantaviruses in Southeastern Brazil. Intervirology, v. 51, n. 4, p. 299-310, 2008. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.