Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica sedimentar atual e evolução quaternária do leque aluvial do Rio Taquari, Pantanal Mato-Grossense

Processo: 99/00326-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 1999 - 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Mario Luis Assine
Beneficiário:Mario Luis Assine
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Sedimentologia fluvial 

Resumo

O leque do Taquari, um dos maiores leques aluviais úmidos existentes no mundo (50.000 km2), é um sistema deposicional de dinâmica sedimentar e evolução ainda muito pouco compreendidas. Utilizando sensores remotos e executando um programa de sondagens vibratórias, são objetivos do projeto: a caracterização de padrões geomorfológicos e sedimentológicos; a compreensão da dinâmica sedimentar atual do rio Taquari; a identificação e a datação de diferentes lobos dentro do leque; o estabelecimento de sua evolução geológica quaternária (sucessão de lobos, paleo-hidrologia, ciclos geológicos); a previsão de tendências evolutivas futuras; e a avaliação de impactos decorrentes da aceleração dos processos por ação antrópica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSINE‚ M.L. River avulsions on the Taquari megafan‚ Pantanal wetland‚ Brazil. Geomorphology, v. 70, n. 3, p. 357-371, 2005.
ASSINE‚ M.L.; SOARES‚ P.C. Quaternary of the Pantanal‚ west-central Brazil. QUATERNARY INTERNATIONAL, v. 114, n. 1, p. 23-34, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.