Busca avançada
Ano de início
Entree

Nebulosas fotoionizadas, estrelas e evolução química de galáxias

Processo: 02/08816-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 2003 - 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica do Meio Interestelar
Pesquisador responsável:Walter Junqueira Maciel
Beneficiário:Walter Junqueira Maciel
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):06/58240-3 - Nebulosas planetárias e estrelas centrais: ventos estelares e metalicidades, BP.DR
Assunto(s):Evolução estelar  Estrelas  Nebulosas  Cinemática  Estrelas simbióticas 

Resumo

Neste projeto pretende-se estudar a evolução de sistemas como a galáxia, as nuvens de Magalhães e galáxias próximas, do ponto de vista de sua evolução química, a partir de nebulosas fotoionizadas, compreendendo as nebulosas planetárias e regiões HII, e estrelas. Os principais subprojetos incluem: determinação de abundâncias em nebulosas planetárias, regiões HII e estrelas simbióticas. Em particular serão considerados objetos do anticentro galáctico e do bojo, no caso da via láctea, e objetos associados ao disco de galáxias espirais; estudo de gradientes de abundâncias radiais e verticais, suas variações radiais e temporais, a partir de nebulosas fotoionizadas, e comparação com resultados obtidos para estrelas jovens, como as cefeidas e estrelas de aglomerados abertos; distribuição de metalicidade ao longo do disco galáctico, a partir de estrelas anãs, tanto atual como no passado; idades estelares e relação idade-metalicidade, em particular utilizando idades cromosféricas; função de massa inicial e taxa de formação estelar na galáxia e suas variações temporais; estágios evolutivos finais de estrelas de massa intermediária e estrelas do ramo assintótico, em particular com relação à sua cinemática e emissão infravermelha; estrelas com linhas de emissão, estrelas centrais de nebulosas planetárias e estrelas simbióticas. Para a realização deste projeto, estão sendo solicitados equipamentos de informática, diárias para missões observacionais no país, viagens e diárias no país para discussão de pesquisa dos membros relacionados na equipe. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACIEL‚ WJ; LAGO‚ LG; COSTA‚ RDD. An estimate of the time variation of the abundance gradient from planetary nebulae. Astronomy & Astrophysics, v. 453, n. 2, p. 587-593, 2006.
ORTIZ, R.; LORENZ-MARTINS, S.; RANGEL, E. M.; MACIEL, W. J. Evolution from AGB to planetary nebula in the MSX survey. Astronomy & Astrophysics, v. 431, n. 2, p. 565-574, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.